Uma experiência que guardo com carinho é das feiras. É um ambiente muito propício ao teste. Repetidas oportunidades de alterar e melhorar o método de como se recebe ou aborda uma pessoa. Em uma destas, uma menina de aproximadamente 8 a 10 anos chegou até mim pegando uma das câmeras, apontou para a sua mãe e "fotografou". Logo em seguida olhou para a parte traseira da câmera, provavelmente esperando ver uma telinha com o "preview" da foto. Apontou a lente para mais alguns motivos e me perguntou se a câmera funcionava.
Em uma feira anterior, um jovem entusiasta de novos "gadgets" havia me feito a mesma pergunta e eu havia respondido que eram câmeras de brinquedo e que não fotografavam realmente. Ambos ficamos decepcionados. Ora, estas câmeras fotografam pra mim. O ato fotográfico é um exercício do olhar!
Pois alí estava uma nova oportunidade. Quando aquela menina apareceu me perguntando se funcionavam lembro de pensar que aquelas expressões "ato fotográfico" ou "exercício do olhar" poderiam confundí-la. Então respondi que sim. Mas tem um detalhe! - continuei - Esta câmera grava a foto direto na sua memória. - Como? - perguntou a menina - Bem, suas fotos já estão gravadas! Qual foi a primeira foto que você fez com esta câmera? - perguntei.
- da minha mãe! - ela respondeu em tom de descoberta.
garapa
garapa
pinho de Riga
pinho de Riga
multilaminada
multilaminada
jatobá
jatobá
miolo de jequitibá
miolo de jequitibá
"Não se deixe enganar pelo rótulo de "brinquedo", já que (...) a câmera Olho Mágico traz em sua extrema simplicidade toda a base da fotografia, com revelação, memória opcional. Visor, lente, e botão em um sólido de madeira (nobre), em boa parte descartes de outros projetos e achados de garimpos. Como as câmeras tradicionais, o "corpo" vale tanto quanto suas lentes. Neste caso, o corpo, sem emendas nem parafusos, foi feito para durar, como os bons objetos de marcenaria. Transita no campo da arte, pois cada câmera é única. É um brinquedo para todas as idades. Uma câmera atemporal para crianças atemporais."
Márcio Shimabukuro
Back to Top